domingo, 15 de março de 2015

OS BENEFÍCIOS DO INHAME!!


Toda a Energia do Inhame.

Rico em carboidratos e pobre em gorduras, tubérculo é bom para quem tem grande gasto de energia.

O inhame é um tubérculo, "parente" da batata e do aipim (mandioca), sendo rico em carboidratos e pobre em gorduras, o que o faz ser recomendado para pessoas com grandes gastos de energia diária, como os atletas. Esta raiz também tem propriedades depurativas, ajudando na "limpeza" do sangue e fortalecendo o sistema imunológico. O inhame possui grande quantidade de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B, principalmente B1 (tiamina) e B5 (niacina). Também é rico em amido e beta-caroteno.


Com todos estes nutrientes, além do sangue, faz bem também para os ossos e dentes, evita problemas da pele,do aparelho digestivo e do sistema nervoso. O inhame também é recomendado na prevenção de doenças muito comuns no Brasil, principalmente em áreas rurais e sem saneamento básico, como malária, febre amarela e dengue. Ajuda ainda no tratamento de mulheres com problemas de fertilidade.


Existem vários tipos de inhames, entre os quais se destacam: o inhame-branco, o inhame-bravo, o inhame-cigarra, o inhame-da-China (também chamado de inhame-cará) e o inhame-taioba. O inhame é confundido às vezes com o cará, mas os dois são tubérculos distintos. A única recomendação, é que como a raiz é rica em carboidratos, deve ser consumida com moderação para pessoas em regime de perda de peso.


O Inhame é Nutritivo, Melhora o Sistema Imunológico,
 e 
de Quebra, Pode Ajudar a Engravidar.


Há histórias contando que, no período da colonização branca da África, os conquistadores acabaram com as plantações de inhame para, no lugar delas, espalhar a cana-de-açúcar. Isso detonou uma epidemia de malária. Não se sabe exatamente como o vegetal age na proteção contra essa doença tropical.

As pesquisas se voltam para desvendar as propriedades das proteínas que poderiam ter efeito sobre o sistema imunológico, mas não há algo de conclusivo por enquanto. O certo é que, por ser rico em vitaminas, melhora o funcionamento do sistema imunológico e protege a integridade das mucosas. Daí vem a fama de proteger contra a dengue. 

A vitamina B, presente em sua composição, faz com que o organismo exale um odor que espanta o mosquito transmissor da doença. Mas, para conseguir esse benefício, é preciso consumir o vegetal todos os dias. "Sua rica composição também auxilia na recuperação do doente", garante a nutricionista Cristina Marques, da Clínica Sara Bragança (RJ). 

A crença nos benefícios do inhame é antiga: um elixir feito desse vegetal é comercializado desde 1914 - embora ainda não tenha registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A promessa é depurar o sangue, e é usado no tratamento de furúnculos. Por não conter glúten, o inhame é uma fonte de amido para quem sofre de doença celíaca, que impede o processamento dessa proteína pelo organismo.

E é bem-vindo na composição de várias receitas elaboradas pela Associação de Celíacos do Paraná (ACELPAR).

O inhame é um alimento democrático, pois
quase não há restrições ao seu consumo

Por tratar-se também de um carboidrato complexo, é ótimo para quem deseja emagrecer. "As fibras proporcionam energia e saciedade", completa a nutricionista Ana Cláudia Silva, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). O inhame é um alimento democrático, pois quase não há restrições ao seu consumo.

Os diabéticos devem tomar algum cuidado, já que ele é uma rica fonte de carboidrato, que transforma-se em glicose no organismo. De resto, se o tubérculo fizer parte de uma dieta balanceada, pode ser consumido diariamente. Aliás, é mesmo a frequência e não a quantidade que proporciona todos os benefícios que já foram enunciados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário