sábado, 29 de outubro de 2016

ORGÂNICOS PARA UMA VIDA MELHOR!!


Já demos algumas dicas aqui no blog para melhorar a qualidade de vida de maneira sustentável. 

Falamos como você pode ser mais Earthkeepers no seu ambiente de trabalho, de produtos que podem ser plantados e até de como reaproveitar alimentos.

Hoje o papo é sobre orgânicos, tema que ainda gera muitas dúvidas. Foi por isso que o Governo Federal criou esta cartilha super bonitinha com ilustrações do cartunista Ziraldo.

Produtos Orgânicos

O Que São?

Vamos lá, para ser considerado orgânico, o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. Ou seja, não pode agredir o meio ambiente, não pode promover trabalho escravo e nem similar e deve valorizar os pequenos produtores locais.

Outra característica, e a mais marcante, é que a agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. Esses materiais são usados para aumentar a produção, adiantar safras. No caso dos animais, esses “aditivos” podem até modificar parte deles para tornar o produto mais atrativo para o consumidor.

Podemos encontrar na forma orgânica frutas, vegetais, hortaliças, legumes, carnes, aves, ovos, óleos e até alimentos que passam por alguma espécie de industrialização, como farinhas e açúcar.

Tudo é feito de forma natural, até evitar pragas e doenças. Plantas consideradas daninhas para muitas lavouras são usadas na agricultura orgânica por atraírem para si as pragas e enriquecerem o solo, fortalecendo as plantações e evitando doenças.

Mitos e Verdades

Existem alguns mitos em torno desse assunto, como o fato de que todo o alimento sem agrotóxicos e pesticidas é orgânico. Não é verdade, é muito importante considerar o impacto que a produção causa na natureza e as condições de quem trabalha nela para receber o título de orgânico.

Outro mito é de que não há necessidade de lavar e higienizar os produtos. Todos os alimentos devem ser lavados e higienizados, independente de serem orgânicos ou não, há substâncias naturais da própria terra que podem não fazer bem à saúde humana.

Se não tem selo, não é orgânico. Outra inverdade! O selo brasileiro deve ser colocado em todos os produtos orgânicos comercializados em lojas, sites, supermercados, etc, quer sejam produzidos ou não no Brasil.
Mas, os produtos vendidos direto nas feirinhas, onde o produtor é cadastrado e está ligado a uma Organização de Controle Social, podem ser comercializados sem o selo. Mas, neste caso, o consumidor pode pedir que o produtor apresente sua Declaração de Cadastro para confirmar sua condição.

Preço

O preço dos orgânicos ainda é um problema para alguns consumidores. Como não há artifícios não naturais para acelerar a produção, ou otimizá-la, fica complicado para o produtor competir com os grandes. O produtor orgânico se preocupa com a preservação do meio ambiente e tem compromisso com a qualidade de vida de seus empregados. Por isso, o produto pode ter seu custo de produção um pouco maior, além disso, por não usar pesticidas o produtor tem que considerar no preço possíveis perdas.

A oferta em relação à procura por produtos mais saudáveis também eleva o preço no mercado. Mas, tanto em supermercados como nas feiras livres, é possível adquirir produtos orgânicos com preços compatíveis. Escolher produtos orgânicos estimula o crescimento desta prática, aumenta a oferta e diminui seu preço ao consumidor. Pagar um pouco a mais vale a pena!!

Razões Para Consumir Orgânicos

O Sabor é Melhor:
Apesar de gosto ser algo bem pessoal, não há como negar, os sabores dos orgânicos são mais naturais e acentuados.

É Mais Saudável:
Crescem sem pesticidas e fertilizantes químicos sintetizados artificialmente. Por conta disso, você pode até comer as cascas tranquilamente.

Não São Geneticamente Modificados:
A engenharia genética cria novas formas artificiais de vida que não possuem um desenvolvimento natural e esse processo extrai e enxerta genes de uma espécie em outra, para criar novos tipos de safras e animais. Tudo isso para produzir mais e ganhar mais.

É Uma Agricultura Sustentável:
Nos anos 90 foi bem difundida a cultura de “usar o solo até esgotá-lo”. Em uma fazenda orgânica as gerações futuras podem usufruir da terra e seus benefícios, pois este tipo de cultura nutre o solo, alimentando-o naturalmente com produtos originados por compostagem e estercos.

É Mais Nutritivo:
Alimentos frescos orgânicos normalmente possuem menor teor de água em sua composição, quando comparado com os alimentos convencionais. Isto significa que os nutrientes estão mais concentrados. Assim como o conteúdo de açúcar, motivo do sabor mais adocicado dos vegetais orgânicos. Produções orgânicas tendem a ter maiores níveis de vitaminas. Um exemplo são os tomates orgânicos, que contêm 23% mais vitamina A do que os convencionais.

E aí, gostou de saber mais sobre os orgânicos? 
Já consome esses produtos?
Você planta orgânicos?


Se você é um PRODUTOR, faça contato conosco por e-mail deste Blog, saber sua opinião e lhe mostrar uma nova oportunidade.

Se você é um CONSUMIDOR, Escreva nos comentários, queremos falar com você, saber sua opinião é fundamental para nós.

Fonte: ORGÂNICOS PARA UMA VIDA MELHOR

TAGS: SUSTENTABILIDADE ORGÂNICOS PRODUTOR
PEQUENOPRODUTOR MEDIOPRODUTOR VIDASAUDÁVEL
AGRICULTURA AGRICULTURAORGANICA SITIO FAZENDA





A NATUREZA VÊ TUDO QUE TODOS FAZEM E PRESENTEIA CONFORME CADA UM NECESSITA E MERECE.

Iniciando a Consciência do Futuro!!

"Você pode conseguir tudo que quiser de BEM na vida, 
se ajudar um número suficiente de pessoas 
a conseguirem o que elas precisam."

Desde já, nosso Muito Obrigado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário