domingo, 6 de março de 2016

MISTERIOSAS EXPLOSÕES DE RAIOS CÓSMICOS!!

O 305-m telescópio de Arecibo e sua plataforma de apoio suspenso de receptores de rádio é mostrado no meio de uma noite estrelada. 

Do espaço, uma sequência de rádio milissegundos de duração flashes estão correndo em direção ao prato, onde serão refletidas e detectada pelos receptores de rádio. 

Tais sinais de rádio são chamados rajadas de rádio rápidas, e Arecibo é o primeiro telescópio para ver rajadas de repetição da mesma fonte. 
Crédito: Danielle Futselaar 


*SÃO MISTERIOSAS AS EXPLOSÕES DE RAIOS CÓSMICOS PRÓXIMOS AS ANTENAS REPETIDORAS DE RÁDIOS*

Astrônomos, pela primeira vez detectaram repetindo rajadas de ondas de rádio a partir de uma fonte enigmática que é provável localizado bem além da borda da Via Láctea. 


Os resultados indicam que essas "explosões de rádio rápidas" vêm de um objeto extremamente poderoso que ocasionalmente produz múltiplas explosões em menos de um minuto. 


Antes desta descoberta, relatada na Nature, todos previamente detectado rápidas rajadas de rádio (SBRF) ter aparecido como one-off eventos. 


Por causa disso, a maioria das teorias sobre a origem desses pulsos misteriosas envolvidas incidentes cataclísmicos que destroem sua fonte - uma estrela que explode em uma supernova, por exemplo, ou uma estrela de nêutrons em colapso em um buraco negro. A nova descoberta, no entanto, mostra que pelo menos alguns SBRF ter outras origens. 


SBRF, que duram apenas alguns milésimos de segundo, tem intrigado os cientistas desde que foi relatada pela primeira há quase uma década. Apesar dos esforços de acompanhamento, os astrônomos até agora têm procurado em vão por rajadas de repetição. 


Isso mudou no último dia 5 de novembro, quando McGill University doutorando Paul Scholz foi peneirar os resultados de observações realizadas com o telescópio de Arecibo, em Porto Rico - maior radiotelescópio do mundo. Os novos dados, coletados em maio e junho e funcionam através de um supercomputador no Centro de Computação de Alto Desempenho McGill, mostrou várias rajadas com propriedades consistentes com aqueles de uma FRB detectado em 2012. 


Os sinais de repetição foram surpreendentes - e "muito emocionante", diz Scholz. "Eu soube imediatamente que a descoberta seria extremamente importante no estudo de SBRF." Como seus companheiros de escritório reunidos em torno de sua tela de computador, Scholz debruçaram sobre a saída remanescente do software especializado usado para procurar pulsares e rajadas de rádio. Ele descobriu que havia um total de 10 novas explosões. 


A descoberta sugere que essas explosões deve ter vindo de um objeto muito exóticos, como uma estrela de neutrões rotativa tendo um poder sem precedentes que permite a emissão de pulsos extremamente brilhantes, dizem os pesquisadores. É também possível que a descoberta representa a primeira descoberta de um sub-classe da população rápido-rádio-cósmica explosão. 


"Não só essas explosões a repetir, mas o seu brilho e espectros também diferem dos de outras SBRF", observa Laura Spitler, primeiro autor do papel novo e pesquisador de pós-doutorado no Instituto Max Planck de Radioastronomia, em Bonn, Alemanha. 


Os cientistas acreditam que estas e outras rajadas de rádio são originários de galáxias distantes, com base na medição de um efeito conhecido como dispersão de plasma. Impulsos que viajam através do cosmos são distinguidos de interferências provocadas pelo homem pela influência de elétrons interestelares, que causam ondas de rádio para viajar mais lentamente em frequências de rádio mais baixos. As 10 rajadas recém-descobertas, como a detectada em 2012, tem três vezes a medida máxima dispersão que seria de esperar de uma fonte dentro da Via Láctea.


Curiosamente, a implicação mais provável da nova descoberta Arecibo - que os repetidos origina FRB de um muito jovem estrela de nêutrons extragaláctica - está em desacordo com os resultados de um estudo publicado na semana passada na revista Nature por outra equipa de investigação. Que SBRF papel sugeriu estão relacionadas a eventos cataclísmicos, como explosões de raios gama de curta duração, que não pode gerar eventos de repetição. "No entanto, o aparente conflito entre os estudos poderiam ser resolvidos, se se verificar que existem pelo menos dois tipos de fontes de FRB", observa McGill professor de física Victoria Kaspi, um membro sênior da equipe internacional que conduziu o estudo Arecibo. 

Em pesquisas futuras, a equipe espera para identificar a galáxia onde as rajadas de rádio originou. Para fazer isso, eles vão precisar para detectar explosões usando radiotelescópios com muito mais poder de resolução de Arecibo, uma academia National Science Foundation-patrocinado com um prato que se estende por 305 metros e cobre cerca de 20 acres. Usando uma técnica chamada interferometria, realizada com matrizes telescópio de rádio espalhadas por grandes distâncias geográficas, os astrônomos podem ser capaz de atingir a resolução necessária. 


"Uma vez que tenhamos localizada precisamente a posição do repetidor no céu, vamos ser capazes de comparar observações de telescópios ópticos e de raios-X e ver se há uma galáxia lá", diz Jason Hessels, professor associado da Universidade de Amesterdão e do Instituto holandês para a Rádio Astronomia, bem como autor correspondente do artigo da Nature. "Encontrar a galáxia hospedeira dessa fonte é fundamental para a compreensão de suas propriedades", acrescenta.


O telescópio CHIME do Canadá poderia ajudar a desvendar o enigma, acrescenta Kaspi, que é diretor do Instituto Espacial McGill. Graças ao design inovador do aparelho prestes a ser concluída, espera-se que seja capaz de detectar dezenas de rajadas de rádio rápidas por dia, diz ela. "CHIME irá ajudar a nossa busca para compreender a origem deste fenômeno misterioso, que tem o potencial de fornecer uma nova sonda valiosa do Universo."


Este assunto precisa ser mais explorado através das palavras chaves:

rádio detectado explode evidência de 'fenômenos exóticos'

FONTE: PHYS ORG 




SÓ MUSICÃO 
A EQUIPE DA R3M MONTOU UM PROGRAMA INÉDITO E ESPECIAL
HOJE DOMINGO EM NOSSA RÁDIO WEB 
PROGRAMA ON LINE AGORA: *MUSICA SEM FRONTEIRAS 03*
*PROGRAMA NOVO TODOS OS DOMINGOS MÚSICA SEM FRONTEIRAS*
PRA VOCÊ OUVINTE QUE NOS HONRA COM SUA PRESENÇA !!
MÚSICAS ESCOLHIDAS A DEDO !!

SE GOSTAR DIVULGUE, VAI FAZER BEM AO SEU AMIGO TAMBÉM !!

TENHAM TODOS UM ÓTIMO DOMINGO !!?




Nenhum comentário:

Postar um comentário