domingo, 25 de setembro de 2016

ARTRITE PSORIÁSICA.


O Que é Artrite Psoriásica? 
A artrite psoriásica é uma doença inflamatória com base genética e imunológica, que afeta ligamentos, tendões, grandes e pequenas articulações, juntas e, além da dor, pode causar destruição progressiva das articulações e juntas. Homens e mulheres podem ser acometidos na mesma proporção.



A artrite psoriásica é uma doença diretamente ligada à psoríase onde o sistema imunológico provoca uma inflamação na pele deixando-a avermelhada e com placas branco-escamosas. Um em cada três pacientes com psoríase podem apresentar inchaço, dor nas articulações (juntas) de extremidades e dores na coluna o que podemos chamar de manifestações articulares da artrite psoriásica ou simplesmente artrite psoriásica.

Na maioria das vezes a psoríase surge antes de se perceber as manifestações articulares, independente da gravidade da doença de pele. No entanto, algumas vezes as manifestações articulares podem aparecer antes da psoríase. Em poucos casos, a psoríase e as manifestações articulares surgem ao mesmo tempo.





Tipos
Existem cinco formas clínicas diferentes da artrite psoriásica podendo ser desde um acometimento de poucas articulações (juntas) até muitas articulações, bem como formas graves com destruição das articulações. Também pode acometer outras regiões. O mesmo paciente pode apresentar mais de um tipo clínico de artrite psoriásica, dependendo da evolução da doença e do período em que ela foi diagnosticada.

Forma Oligoarticular: que atinge menos de cinco juntas e ocorre em articulações grandes, como joelhos e tornozelos, mas também pode envolver articulações das mãos e dos pés.
Forma Poliarticular: em que ocorre em mais de cinco juntas e se assemelha à artrite reumatoide. Pode causar deformidades e envolve mãos, pés, joelhos e tornozelos.
Acometimento das Articulações Distais dos Dedos das Mãos: que ocorre principalmente nas que estão mais próximas das unhas.
Forma Mutilante: que prova destruições nas juntas, principalmente nas mãos e pés.
Envolvimento Preferencial da Coluna: uma forma mais rara, que também provoca dores na coluna, causando limitações físicas. 

Causas 
A artrite psoriásica ocorre quando o sistema imunológico ataca as células e tecidos saudáveis do corpo, causando inflamação na pele e nas articulações (juntas). Ainda não existe um acordo sobre as causas que promovem este comportamento no organismo, mas os aspectos genéticos parecem ser os mais relevantes. Um exemplo disto é que muitos dos pacientes com artrite psoriásica têm histórico familiar de psoríase ou artrite psoriásica. 

Fatores de Risco 
A genética tem papel claro no desenvolvimento da artrite psoriásica. Aproximadamente 40% dos pacientes com psoríase ou artrite psoriásica têm história familiar da doença em parentes de primeiro grau.

Fatores ambientais e comportamentais: obesidade, tabagismo, consumo de alcool e infecções, têm sido apresentados como fatores de risco para início ou piora da doença. 

Sintomas de Artrite Psoriásica
É comum o paciente apresentar os seguintes sintomas:

Psoríase na Pele: inflamação na pele deixando-a avermelhada e com placas brancoescamosas, com formato semelhante a salsichas
Alterações nas Unhas
Inchaço: de um ou mais dedos das mãos e/ou pés, com formato semelhante a salsichas
Dor, vermelhidão, calor
Dor nas costas
Dificuldade de movimentação das articulações, juntas pela manhã
Cansaço
Dores nos músculos e tendões.
Os sintomas relacionados às alterações na pele são os mais representativos.

Da mesma forma que a psoríase, a artrite psoriásica tende a piorar com o tempo, por isso é fundamental diagnosticar e tratar precocemente.

Buscando Ajuda Médica:
O histórico familiar é um dos principais fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver psoríase e artrite psoriásica. Sendo assim, se você tem histórico na sua família e notou o aparecimento de lesões avermelhadas e descamativas na pele, deve procurar o dermatologista para avaliação quanto ao diagnóstico da psoríase. Caso sinta dores musculares e articulares comente com seu médico para que ele solicite a avaliação do reumatologista, especialista no tratamento da Artrite Psoriásica.

Lembre-se de sempre informar ao especialista sobre qualquer lesão que tenha na pele.

Na Consulta Médica:
Especialistas que podem diagnosticar uma artrite psoriática são:

Clínico Geral, Reumatologista ou Dermatologista 

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram.
Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
Informações sobre os problemas de saúde de seus pais ou irmãos.
Perguntas que você quer fazer ao médico.Se possível, leve um acompanhante.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
Algum parente próximo tem psoríase?
Quais articulações (juntas) você está sentindo dor?
Quais juntas foram afetadas?
Existem atividades ou posições em que seus sintomas melhoram ou pioram?
Seus sintomas interferem nas tarefas diárias?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar.

Diagnóstico de Artrite Psoriásica
O diagnóstico da artrite psoriásica é feito basicamente a partir dos sintomas e do exame clínico realizado pelo reumatologista. Mas atenção, nem toda inflamação articular em pacientes com psoríase é necessariamente uma artrite psoriásica. O médico saberá testar as juntas e verificar as condições da pele do paciente para entender o problema.

Não há um teste que confirme ou não a artrite psoriásica, mas podem ser feitos alguns exames para ajudar no diagnóstico e descartar a possibilidade de outras doenças tais como: exame de sangue, raio X e ressonância magnética.

Tratamento de Artrite Psoriásica
O tratamento da artrite psoriásica varia de acordo com a forma de apresentação da doença. É importante lembrar que o diagnóstico e o tratamento devem ser sempre feitos e acompanhados por um médico. Geralmente os pacientes são tratados com medicamentos e se necessário fisioterapia e em poucos casos, cirurgia.

Medicamentos 
Os anti-inflamatórios costumam ser utilizados para aliviar ou tratar a inflamação e diminuir a dor das juntas e da coluna.

Em alguns casos, o tratamento da artrite psoriásica é feito com medicamentos chamados drogas modificadoras de doença reumática que podem ser separados em dois grupos distintos: os sintéticos e os biológicos.

Fisioterapia 
A fisioterapia é uma parte do tratamento que se mostra benéfica para minimizar a dor, a rigidez e prevenir a progressão da doença.

Cirurgia 
Somente em alguns poucos casos (fase bem avançada da doença) poderá ser necessário um procedimento cirúrgico para correção de alguma articulação, que pode trazer de volta a função e amenizar a dor.

Convivendo / Prognóstico 
Algumas medidas podem ser adotadas para melhorar o convívio com o problema, enquanto o tratamento segue. 

Vejam Quais São Elas:

Proteja as Articulações (juntas) 
Mudar a forma como você se movimenta e executa tarefas do dia a dia pode melhorar muito as dores. Converse com seu médico para receber estas orientações.

Faça Exercícios
A atividade física faz parte do tratamento e pode ser feita mesmo quando as articulações (juntas) estão inchadas. Mas, lembre-se, ela deve ser feita seguindo a orientação de um fisioterapeuta ou educador físico especializado.

Mantenha um Peso Saudável 
Quanto maior o peso, maior a sobrecarga nas articulações, o que pode aumentar o desconforto causado pela artrite psoriática, melhorando a mobilidade.

Complicações Possíveis 
O impacto da artrite psoriásica na vida da pessoa depende das articulações (juntas) envolvidas e da intensidade dos sintomas. É normal que o paciente tenha cansaço e anemia, alguns também apresentam variações de humor. Além disso, pessoas com artrite psoriásica podem ser mais suscetíveis a desenvolver hipertensão arterial, colesterol alto, obesidade e diabetes.

Prevenção 
Não é possível prevenir o aparecimento da artrite psoriásica, já que ela normalmente é causada por fatores genéticos e imunológicos. No entanto, quanto antes o quadro de artrite psoriásica for diagnosticado, melhor será a qualidade de vida do paciente.

Expectativas 
Muitas pessoas com a doença podem desenvolver dores nas juntas e enfraquecimento dos músculos por usá-los menos, portanto, fazer os exercícios apropriados é muito importante para melhorar a condição geral de saúde e manter as articulações (juntas) flexíveis.

Fontes e Referências:
Psoríase Sintomas Tratamentos e Causas 

***Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros ou apenas texto informativo como este.
***Ele não substitui um especialista. 
***Consulte sempre seu médico. 


A NATUREZA VÊ TUDO QUE TODOS FAZEM E PRESENTEIA CONFORME CADA UM NECESSITA E MERECE.

Iniciando a Consciência do Futuro!!
"Você pode conseguir tudo que quiser de BEM na vida, 
se ajudar um número suficiente de pessoas 
a conseguirem o que elas precisam."

Desde já, nosso Muito Obrigado!


SE VOCÊ VIU, OUTROS TAMBÉM VÃO VER. 

SEU ANÚNCIO PODE ESTAR AQUI 
E EM DIVERSOS OUTROS LUGARES DO BLOG. 

FAÇA CONTATO PELO EMAIL DO BLOG.


AVISO IMPORTANTE A QUEM NAVEGA POR AQUI:
Caso alguém seja autor de algum texto ou fotografias contidos neste blog, e não tenha sido colocada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contactem imediatamente afim de ser devidamente colocado o seu nome, ou ser retirado se assim o desejar. De maneira nenhuma é minha intenção quebrar direitos de autores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário