domingo, 22 de fevereiro de 2015

A Hora Certa de Adquirir Um Imóvel



A Hora Certa de Adquirir Um Imóvel

Na Planta ou Pronto e Acabado? 
O Poti dá as dicas para acertar no momento da compra da sua residência.

Depois de analisar bem sua situação e concluir que este é o momento de comprar sua casa ou apartamento, é hora de observar alguns aspectos fundamentais para que possa fechar um bom negócio. A escolha do local é o ponto de partida para a procura de um imóvel. Analisar com cuidado o acesso ao trabalho e a oferta de comércio e serviços nas proximidades é uma das prioridades. Mas uma dúvida que impera os pensamentos do comprador é a seguinte: deve-se comprar o imóvel na planta, ou só depois de pronto? O Poti lhe ajuda a escolher.

Para tomar esta decisão você deve observar muito bem os prós e contras de cada situação. Procure sempre empresas com tradição no mercado, negócios bastante consolidados e livres de reclamações no Procon, sobretudo se você escolher a compra de imóvel na planta. Analise muito bem o projeto e tudo o que for estabelecido. Procure ser bastante criterioso e controle sua ansiedade. Afinal, você está adquirindo algo que ainda não existena prática. Por mais que você visite o apartamento decorado e veja fotos e maquetes do projeto, não há garantia de que tudo ficará exatamente da forma como você idealizou.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/RN), Adalberto Pessoa, comprar na planta tem suas vantagens e desvantagens. "É vantajoso quando o adquirente é assalariado e tem a capacidade de endividamento a médio e longo prazo assegurada, oportunizando a aquisição da tão almejada casa própria", afirma. Adalberto continua dizendo que também é vantajoso para quem não quer se desfazer de qualquer bem ou propriedade de imediato e compra um patrimônio futuro considerado bem de raiz ou bem de capital.

"A principal desvantagem desta opção é não conhecer no momento da contratação o bem que lhe vai ser entregue, e aí nestes casos o adquirente terá como redutor desta desvantagem a capacidade de escolher no mercado o bom empreendedor, a boa construtora", coloca o presidente do Crea-RN. "Para isso é importante a pesquisa junto a prefeitura do município, e aos órgãos de controle de crédito quanto à viabilidade de financiamento do imóvel", completa.

Adalberto Pessoa acredita que comprar o imóvel pronto guarda mais vantagens porque garante a substituição do capital pelo imóvel imediatamente, trazendo para o adquirente total conhecimento do que está comprando. Além disso, a pesquisa junto a prefeitura ou órgãos financiadores, ou até mesmo instituições de fiscalização externa, é imediata, porque o bem está ali, pronto. Outra vantagem é a que proporciona ao comprador investir no que mais se adequa ao seu gosto familiar, opção muito comum aos que têm dificuldades de visualizar os projetos apresentados previamente.


Para o Sinduscon/RN
Comprar na Planta Traz Maior Vantagem


Carlos Luiz Cavalcanti de Lima, diretor de comunicação e marketing do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RN), responde pelo órgão aos questionamentos e revela que é mais vantajoso adquirir um imóvel na planta. "Inegavelmente comprar na planta é muito mais vantajoso, pois se ganha no mínimo 20% em relação ao imóvel pronto", afirma.

Segundo ele, o mais importante, tanto para a aquisição imediata, como a aquisição a médio e longo prazo, é a qualificação da empresa construtora, da empreendedora, e do agente financeiro responsável pelo financiamento. "Existem no mercado um numero considerável de empresas idôneas, que oferecem confiança a quem compra, e primam pela qualidade construtiva. Se o uso é imediato, e há disponibilidade financeira, não há dúvida de que comprar o pronto é a melhor solução", sugere. "Se a escolha é pela segunda moradia, ou investimento futuro, ou ainda programação futura de aquisição da casa própria, a melhor opção é comprar na planta", finaliza.


Outros Gastos


Não se pode esquecer que os gastos com o imóvel não acabam na compra. Além das taxas e impostos associados com o processo de aquisição do imóvel, é preciso levar em consideração os gastos mensais com manutenção, seguro, IPTU, condomínio entre outros gastos.

Coloque na ponta do lápis todas as despesas. Caso mais do que a metade do seu orçamento esteja comprometida com prestações de financiamentos, reveja suas prioridades. O mesmo vale para os gastos totais com o imóvel - que incluem a prestação, e os demais gastos - e que não devem superar o percentual de 40% do seu orçamento mensal.


Opções Dependem da Necessidade do Comprador


Comprar na planta ou depois de pronto depende fundamentalmente da necessidade de uso do comprador, ou do seu planejamento de investimento. Para o corretor imobiliário Caio Fernandes, as duas formas são interessantes, pois em ambas a operação é de compra e comprar sempre foi sinônimo de prosperidade. No entanto, ele adverte: "O mais importante nos dois casos é que se observe bem a parte legal da transação, como registro de incorporação, memorial descritivo, se a planta atende as necessidades da família, histórico cadastral das empresas vendedoras (construtora e imobiliária) e finalmente observar as formas de pagamento, se estão dentro do seu orçamento para não ser surpreendido pelas correções ou taxas de juros",

Caio afirma também que em caso de financiamento bancário deve-se verificar a taxa de financiamento, e que fazendo tudo isso em qualquer uma das formas de compra, na planta ou depois de pronto, o comprador terá feito um excelente negócio. O dono da imobiliária que leva o seu nome explica também em que situações é mais vantajoso comprar o imóvel na planta ou apenas depois de pronto.

"Deve-se comprar um apartamento na planta quando você não esta com pressa de se mudar, ou tem um planejamento para alguns anos, quer pagar de forma facilitada sem apertos, ou para investimento, visto que a lucratividade final de um imóvel que se compra na planta bate qualquer tipo de investimento financeiro, chegando em alguns casos a ficar acima de 60% de valorização", afirma. "Compra-se um imóvel pronto quando se tem a necessidade imediata de residir, ou quando a compra é feita para fins de locação, o que também trás um bom retorno financeiro", finaliza Caio Fernandes.

Fonte: Diário de Natal / RN, Alex Costa


ANUNCIE AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário